Os consórcios chegaram ao Brasil na década de 1960 e têm crescido cada vez mais no país e no mundo, desde de 2020 nunca houve tantos brasileiros participantes em grupos de consórcio.
De acordo com dados da ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, o setor superou os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19. Houve recorde de adesões que se aproximaram cerca de 9,12 milhões de consorciados ativos no Brasil.
A prática se baseia em uma associação de indivíduos ou empresas com o objetivo de participar numa atividade comum ou de partilha de recursos para atingir um objetivo.
Sendo assim, uma ótima forma de planejar a compra de um carro, casa, moto, caminhão e até realizar algum serviço como eventos, cirurgia estética, etc.. Ou seja, para quem quer conquistar um bem durável ou não, mas não há pressa em adquiri-lo.
Cerca de 9,12 milhões de brasileiros utilizam o consórcio no Brasil
Tipos de Consórcio
Existem dois tipos de consórcio: consórcio de bens imóveis ou móveis como motos ou carros e o consórcio de serviços que podem ser eventos como casamentos, aniversários ou até mesmo procedimentos estéticos como rinoplastia, mamoplastia e entre outras.
Para que funcione, é necessário contar com uma administradora autorizada pelo Banco Central, assim, formará grupos de pessoas com o mesmo interesse.
Assim, com o grupo estabelecido, os consorciados se comprometem a pagar mensalmente uma parcela que, somada às outras, formam uma espécie de poupança conjunta que visa adquirir o interesse coletivo. Desta forma, será realizado sorteios mensais em que o sorteado receberá a carta de crédito para a compra do bem que ele deseja.
A contemplação também pode ocorrer por meio de lances, uma forma de acelerar o acesso à carta de crédito. O integrante tem direito de dar lances com recursos próprios como lances embutidos. Esse processo se repete até que todos os membros do grupo sejam contemplados.
Importante ressaltar que mesmo depois de receber a carta de crédito, o consorciado tem que continuar pagando as mensalidades até o fim do contrato.
Dessa forma, há uma garantia de recebimento do bem, já que o grupo não pode ser extinto até que o último participante seja contemplado e todas as parcelas tenham sido pagas
Leia também: “Poupar dinheiro: Sua importância e dicas práticas”
Quais as vantagens de usar um Consórcio?
Mais acessível: O valor das parcelas é definido antes da assinatura do contrato.
Não há juros: Devido a todo o recurso usado vir das parcelas e dos lances dos participantes, o que é um diferencial do financiamento em qual há uma cobrança de juros e correções monetárias.
Sem entrada: O consórcio não exige entrada antes de começar a pagar e pode parcelar a compra de acordo com as necessidades do consorciado.
O consórcio pode ser considerado a maneira mais eficaz de se adquirir um bem ou serviço, realizando um planejamento financeiro sem burocracias.
Tudo o que você precisa saber hoje para planejar seu futuro e realizar os seus sonhos você pode contar com o Consórcio Comauto!
Se você gostou das informações e tem interesse em saber mais, solicite hoje mesmo o atendimento de um especialista do Consórcio Comauto.
Leia também: “Como um consórcio funciona?”