Todos conhecem aquele velho ditado que diz: “dinheiro não compra felicidade”. Apesar disso, ter dinheiro é essencial para garantir qualidade de vida, oferecendo a possibilidade de cuidar melhor da saúde, de ter acesso a diversos meios de educação e informação, de conquistar a aquisição de bens que facilitem nosso dia a dia e, é claro, de realizar sonhos. Por conta desses diversos motivos, frequentemente somos lembrados pela família e pelos amigos da importância de poupar dinheiro para o futuro – o grande problema é: como fazer isso de maneira efetiva e sem atrapalhar o planejamento financeiro atual?

As diferentes formas de fazer uma poupança

Existem diversas formas de poupar dinheiro, e uma das mais comentadas é a própria poupança, muitas vezes atribuída à conta poupança – uma conta bancária que atua como reserva financeira, cuja rentabilidade varia conforme a taxa Selic e é definida por lei. Quando se trata da poupança de uma Pessoa Física, ela pode render até 0,5% ao mês, adicionada da Taxa Referencial.

O termo poupança, no entanto, se refere a parcela da renda que é guardada para ser utilizada no futuro, e que por vezes está diretamente ligada ao ato de cortar gastos para economizar dinheiro.

Esse dinheiro “extra” pode ser acumulado de diferentes formas para o futuro, como através de caixinhas em casa ou investimentos, por exemplo. Outra opção bastante vantajosa e por vezes pouco considerada é o consórcio.

mãe ensinando seu filho desde pequeno a importância de poupar dinheiro
Imagem: Envato Elements

O consórcio é um meio de poupar dinheiro que permite ao consorciado dar uma finalidade para suas economias desde o início do processo de guardar dinheiro. É possível, por exemplo, guardar dinheiro para comprar uma casa através do consórcio de imóveis, reservando uma parcela mensal de sua renda para, no futuro, conquistar a casa própria.

Caso o consorciado decida desistir da proposta antes de atingir o objetivo final, ele receberá de todo o valor que colocou nessa “poupança”, mantendo assim a reserva de dinheiro criada ao longo dos meses.

Quais as possibilidades criadas pela poupança?

Como comentamos, a poupança é algo essencial para garantir um bom futuro, já que permite a realização de sonhos e objetivos, garante qualidade de vida e impede que imprevistos possam causar graves impactos na vida financeira dos indivíduos.

  • Aquisição de bens

Com a poupança, é possível juntar dinheiro para a aquisição de diversos bens, como imóveis, automóveis, roupas, entre outros.

  • Reformas e melhorias

Quer ter condições de, futuramente, reformar sua casa ou comprar novos itens para seu escritório? O dinheiro acumulado na poupança é a opção perfeita para não interferir em sua renda mensal.

  • Conquista de objetivos

Certos objetivos, como festas de aniversário, casamentos e viagens, exigem planejamento a longo prazo e, por vezes, uma grande verba. Por isso, realizar uma poupança com essa finalidade é uma ótima ideia.

  • Resolução de imprevistos

Ninguém consegue controlar totalmente os acontecimentos da vida cotidiana – e isso, por vezes, pode custar caro. Problemas de saúde, manutenções urgentes e viagens de última hora não impactam tanto assim quando se há uma reserva financeira pronta para lidar com essas situações.

carro no conserto, um custo caro mas que pode ser pago se o dono guardou dinheiro
Imagem: Envato Elements
  • Realização de sonhos

Apesar da rotina corrida e dos gastos cotidianos, todos temos sonhos para realizar: seja ir ao show da sua banda favorita, realizar uma viagem com os amigos, ou comprar um raro item de colecionador. O dinheiro da poupança é muito mais que bem-vindo para realizar esses desejos.

Por que precisamos focar e investir?

Guardar dinheiro pode ser, sim, uma tarefa difícil. Por vezes, ela exige que outros gastos sejam cortados e que alguns pequenos sacrifícios sejam feitos a fim de, futuramente, conquistar algo maior. Por isso, o segredo para conseguir, mesmo que aos poucos, criar uma boa poupança, é não perder o foco e procurar as melhores maneiras de investir seu dinheiro.

Foco

Focar e investir é essencial para que a poupança seja feita da melhor forma possível e que seu uso seja efetivo – afinal, quanto menor e menos constante for o valor guardado, mais tempo levará para que ele se acumule e possa servir de auxílio nas mais diferentes situações.

Não perder seus objetivos de vista e procurar pela opção com melhor retorno são duas dicas essenciais para quem pretende começar a poupar dinheiro.

Se esse é um assunto que interessa a você, o Consórcio Comauto pode ajudar!

Para cada tipo de objetivo existe um plano adequado e para saber mais sobre as melhores opções de investir e poupar sua renda, você pode solicitar o atendimento de um dos nossos consultores de negócios.

Leia também: “Porque o consórcio é o melhor amigo das suas economias