Você sempre sonhou com a mamoplastia, aquela cirurgia que altera o formato das mamas e pode transformar a autoestima de uma pessoa? Saiba que você não está sozinha nesta. Seja para dar aquela turbinada, reduzir, levantar, reparar ou até mesmo reconstruir os seios, a cirurgia plástica da mama é a mais procurada no Brasil, segundo pesquisa de 2019 da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).

No entanto, realizar esse sonho pode ser algo não muito fácil já que o procedimento tem um alto valor e muitas vezes precisa ser pago à vista antes da realização da cirurgia. Mas calma, isso não é um ponto final para o seu sonho.

Uma das maneiras de fazer a sua mamoplastia é por meio do Consórcio Comauto. Quando pensamos em consórcio, logo imaginamos um meio de financiamento para comprar uma casa, um carro, uma moto. Porém, existem diferentes tipos de consórcio para se conquistar diversos sonhos e o consórcio de serviço pode ser usado para se fazer uma cirurgia plástica. Veja a seguir como planejar o seu consórcio para sua mamoplastia. 

Como é o consórcio de serviços?

O consórcio de serviços funciona como qualquer outro tipo de consórcio. O valor total da cota é dividido em parcelas a serem pagas durante o período estipulado pelo grupo reunido. A cada mês serão realizadas as assembleias do grupo para ser sorteado um contemplado e para que o resto dos componentes possam fazer lances, se assim desejarem. Se for sorteado antes do fim do pagamento das parcelas, a pessoa recebe a carta de crédito para realizar a cirurgia e continua pagando o restante.

Apesar de ser um meio de negociação para quem pode esperar um tempinho para fazer a cirurgia, há a vantagem de poder ser sorteado ou fazer um lance logo nos primeiros meses e assim ter o valor total da carta antes da data prevista. Caso você não seja sorteado ou não faça nenhum lance, fique tranquilo, ao final do processo você também receberá a sua carta de crédito com total da cota para fazer a sua mamoplastia. 

O que está incluso?

O consórcio de serviços não oferece o procedimento em si, mas sim uma forma de financiamento para pagar sua cirurgia. Portanto, cabe ao consorciado encontrar um cirurgião plástico (um médico que tenha certificação pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e combinar com o mesmo o que estará incluso no procedimento. Contudo, a carta de crédito, geralmente, irá cobrir os gastos com hospital, a mão de obra da equipe médica, as próteses, além medicamentos utilizados.

Caso o valor da carta de crédito seja menor do que o total da cirurgia, fica a cargo do consorciado pagar o valor restante e em caso de sobrar dinheiro da carta de crédito, pode ser usado com outros gastos referentes ao procedimento.    

Posso utilizar para outros fins?

Se ao ser contemplado o consorciado desistir da cirurgia ou preferir usar a carta de crédito para outra finalidade, não há impedimentos contra isso. O destino do valor da carta de crédito fica a cargo do consorciado.