Entenda o que é e como funciona a utilização do lance embutido na oferta de lances em consórcios.

Investir em um consórcio nem sempre é uma decisão fácil a ser tomada. Pensando nisso, foram criadas algumas alternativas que flexibilizam o investimento mensal do consorciado, deixando-o mais confortável e seguro para que se possa conquistar o objeto ou serviço desejado.

O maior receio após a assinatura de um contrato de consórcio é o tempo até a contemplação. Esta pode ocorrer através de um sorteio, realizado mensalmente por uma Assembleia, sendo o método mais comum por possibilitar chances iguais a todos os participantes do grupo.

Há também o método do lance, que é conhecido por ser mais versátil e oferecer maiores chances de contemplação ao consorciado. Nele, os participantes ofertam um lance que, se for maior em percentual, permite a antecipação da aquisição do bem ou serviço. 

Para facilitar ainda mais o processo, existem três tipos de lance: fixo, embutido e livre. Se você tem vontade de saber mais sobre o lance embutido e seus benefícios, basta continuar lendo!

O que é lance embutido?

É uma modalidade em que o consorciado pode utilizar a própria carta de crédito para descontar no valor do lance ofertado. Ou seja, é uma alternativa àqueles que não possuem reservas de recursos e desejam aumentar as chances de contemplação. 

Ele é um meio de utilizar créditos próprios para oferta de lance, sendo comumente utilizado nos lances livres e fixos. Além de facilitar o investimento, é uma ótima alternativa para quem quer aumentar as chances de ser contemplado rapidamente e não dispõe do valor total oferecido no lance. 

No lance fixo, o consorciado pode quitar até 25% do saldo devedor, tendo a opção de pagar metade através de recursos próprios e descontar o restante do lance embutido. Já na oferta de lance livre, pode-se utilizar até 30% do lance embutido, facilitando a quitação da dívida.

Existem critérios para usar o lance embutido?  

Sim, a oferta de lance embutido é um pouco criteriosa, mas nada muito complicado. Para não enfrentar problemas na hora da oferta/ contemplação, basta o consorciado estar em dia com as obrigações contratuais e financeiras, consultar as regras específicas com a Administradora do consórcio e verificar qual o limite do lance, sendo este previamente definido pelo consórcio. 

Além disso, é recomendado que o consorciado saiba sobre as taxas de administração e o fundo de reserva, apesar de serem assuntos apresentados e explicados pelo próprio consórcio.

Portanto, o lance embutido é uma ótima opção para quem deseja ampliar e acelerar as chances de contemplação dos bens ou serviços, oferecendo uma alternativa flexível aos consorciados, já que podem escolher os melhores meses para oferta e o método de pagamento desejado. 

Ficou com alguma dúvida ou tem curiosidade de saber mais sobre consórcio? Navegue pelo blog do Consórcio Comauto, conheça diversos temas e aproveite para fazer uma simulação do consórcio dos sonhos!