Após dois anos fora, o VW Tiguan volta ao Brasil com um novo visual e atualizações mecânicas e de equipamentos. Importado do México, o SUV de sete lugares é vendido apenas na versão R-Line, assim, tem seu preço sugerido de R$ 278.990. Agora, o motor 2.0 turbo a gasolina foi recalibrado para atender às novas normas de emissões, assim, resultando em uma potência reduzida de 186 cv (antes 220 cv) e torque de 30 kgfm (antes 35,7 kgfm). Além disso, a tração agora é apenas dianteira. Em suma, o modelo oferece como opcional um teto solar panorâmico, por mais R$ 10 mil.

A grande mudança ocorreu sob o capô: o motor 2.0 foi ajustado para atender às novas normas de emissões, assim, resultando em uma redução de potência de 220 cv para 186 cv. O torque, por exemplo, também diminuiu de 35,7 kgfm para 30 kgfm. A tração, antes integral, agora é apenas dianteira. Além disso, a transmissão de dupla embreagem com sete marchas foi substituída por uma automática convencional de oito velocidades, conforme testado pelo UOL Carros.

Desvendando o VW Tiguan Allspace 2024

Design

O VW Tiguan volta com um visual renovado destaca-se na dianteira do Tiguan, com novos faróis full-LED estendidos e um sistema avançado que ajusta automaticamente a luz alta para evitar ofuscar outros motoristas. Além disso, a grade dianteira agora possui uma barra iluminada, acompanhada de um redesenho no para-choque frontal. A adição de mais elementos cromados no acabamento externo proporciona uma sensação premium em comparação com o modelo anterior.

Vida a bordo

A princípio, o interior do SUV é amplo, especialmente na segunda fileira de bancos, oferecendo comodidades como ar-condicionado de três zonas e volante aquecido. Além disso, as suspensões proporcionam um equilíbrio notável entre estabilidade e conforto. Quanto à segurança, conta com seis airbags, frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa, controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial.

Desempenho

Com a nova calibragem, perde-se a empolgação extra ao acelerar, mas o desempenho do Tiguan está longe de ser “amarrado” ou sem fôlego. Pelo contrário, oferece potência de sobra e um chassi muito equilibrado, mantendo sua vocação esportiva. As suspensões independentes reforçam a sensação de agilidade, assim como o eficiente câmbio automático de oito marchas com conversor de torque, apesar de não ser tão rápido quanto a transmissão de dupla embreagem do modelo anterior.

Consumo

O consumo foi otimizado devido à nova calibragem do motor, ao câmbio automático de oito velocidades e à ausência da tração integral, assim, resultando em economia para o bolso. Além disso, as médias oficiais de 9 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada são positivas para um veículo de quase 1,8 tonelada.

Itens de série

Entre os itens de série, destacam-se, por exemplo, os bancos do motorista com ventilação, memória e ajustes elétricos, um painel digital de 10,25 polegadas, uma central multimídia de oito polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Em suma, os assistentes à condução incluem o sistema de manutenção de faixa, o controle de velocidade adaptativo com função para e anda, e o ar-condicionado digital com três zonas de temperatura.

Mecânica

  • Motorização
  • 2.0 turbo, injeção direta
  • Combustível
  • Gasolina
  • Potência (cv)
  • 186 cv
  • Torque (kgf.m)
  • 30 kgfm
  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
  • 9,2 segundos
  • Velocidade máxima (km/h)
  • Não informada
  • Consumo cidade (km/l)
  • 9 km/l
  • Consumo estrada (km/l)
  • 11,3 km/l
  • Câmbio
  • Automático, conversor de torque, 8 marchas
  • Tração
  • Dianteira
  • Direção
  • Elétrica
  • Suspensão Dianteira
  • Independente, McPherson
  • Suspensão Traseira
  • Independente, Multilink
  • Freios Dianteiros
  • Discos ventilados
  • Freios Traseiros
  • Discos sólidos

Pneus e Rodas

  • Pneus
  • 255/45 R19
  • Rodas
  • 19 polegadas

Dimensões

  • Altura (mm)
  • 1.650
  • Comprimento (mm)
  • 4.700
  • Entre-eixos (mm)
  • 2.790
  • Largura (mm)
  • 1.860
  • Ocupantes
  • 5
  • Peso (kg)
  • 1.794 kg
  • Porta-malas (L)
  • 686 litros (com terceira fileira recolhida)
  • Tanque (L)
  • 60 litros

Fonte: UOL Carros

Você tem interesse em saber mais? Clique no botão abaixo e solicite o atendimento de um especialista do Consórcio Comauto.

Leia também: “Os 8 carros automáticos mais baratos