Pouco tempo atrás, quem quisesse comprar um carro usado com câmbio automático tinha que considerar apenas os automóveis médios ou superiores. Hoje são várias as opções, inclusive bem mais baratas que qualquer zero-km. Como se não bastasse o conforto, geralmente são opções com motores mais potentes e repletas de equipamentos de comodidade. Então hoje nós mostraremos a você os 8 carros automáticos mais baratos do Brasil para você já poder adquirir.
Tenho percebido que muitos clientes me solicitam automáticos “baratos”. São pessoas que não querem pagar cerca de R$ 100 mil por um zero-km. Até poderiam financiar uma parte, mas já entenderam que não é preciso assumir uma dívida para ter um bom carro na garagem.
Na coluna dessa semana separei oito hatches que estão próximos dos R$ 60 mil e atendem essa necessidade.
Peugeot 208 Active Pack 2020
Começando pelo mais caro da lista e que também é o mais novo. Por pouco mais de R$ 60 mil é possível considerar o belo Peugeot 208 modelo 2020, na versão Active Pack. Esse é o último ano da antiga geração, mas que ainda faz bonito nas ruas.
Não é tão equipado como a versão Griffe – um pouco mais cara -, mas tem o essencial como direção elétrica, ar-condicionado e central multimídia. O motor é o robusto 1.6 16v e o câmbio automático tem seis marchas. Não é dos conjuntos mais eficientes, portanto não recomendado para quem roda bastante. A Tabela Fipe é de R$ 61.700.
Hyundai HB20 Comfort Plus 2018
Um dos hatches mais vendidos do Brasil, o Hyundai HB20 é dos mais desejados no mercado de usados. Não é barato quando comparado com o Peugeot, já que com praticamente o mesmo valor temos que considerar um modelo dois anos mais antigo, ou seja, 2018.
A versão intermediária Comfort Plus tem Tabela Fipe de R$ 61.600 e vem equipada com direção hidráulica, ar-condicionado e rádio com bluetooth. O conjunto mecânico é composto pelo potente 1.6 16v com câmbio automático de seis marchas.
Ford Ka SE Plus 2019
Abandonado pela Ford no Brasil, o comprador está com certo receio de colocar um Ka na garagem, com medo de ficar com um mico nas mãos. Por um lado é bom, já que barateia esse ótimo carro.
A versão SE Plus 2019 vinha equipada com o moderno motor 1.5 de 3 cilindros, com câmbio automático de seis marchas, além de direção elétrica, ar-condicionado e central multimídia. Famoso pelo bom desempenho e baixo consumo de combustível, é uma pena que tenha saído de linha. A Tabela Fipe é R$ 61.400.
Chevrolet Onix LT 2018
Queridinho no mercado de novos, o Onix também faz bonito entre os usados. O difícil é conseguir um em bom estado de conservação, já que boa parte tem procedência de locadora e não foi bem utilizada por seus usuários.
É preciso procurar bem, mas quem consegue um bom Onix se beneficia do seu baixo custo de manutenção. Equipado com o simples motor 1.4 8v com câmbio automático de seis marchas, o Onix LT 2018 já vinha com direção elétrica, ar-condicionado e central multimídia. A Tabela Fipe é R$ 60.400.
Citroën C3 Exclusive 2019
O segundo francês da lista sofre com seu passado. Por muitos anos, o Citroën C3 foi equipado com câmbio de quatro marchas pouco confiável, e a má fama pegou. Mas esse da lista, modelo 2019, já vinha com outra transmissão, o que nem todos sabem. É uma caixa de seis marchas, igual a do seu irmão Peugeot 208.
Na versão mais completa, a Exclusive, a Tabela Fipe é R$ 60.400, e não tenho dúvidas de que é o mais completo dessa lista. O ar-condicionado é digital, a direção é elétrica, e o modelo ainda conta com controlador de velocidade, central multimídia e para-brisas Zenith, aquele que parece um teto solar panorâmico.
Nissan March SL 2019
O excelente Nissan March saiu de linha, mas deixou saudades. Carrinho pequeno por fora e espaçoso por dentro, ganhou fama por ser extremamente econômico na sua configuração automática, graças ao uso do câmbio CVT.
Sua aceitação no mercado não é das melhores, por isso é mais barato mesmo na versão mais completa, a SL, para o ano 2019, que tem Tabela Fipe de R$ 58.500 – uma pechincha para um carro equipado com ar-condicionado digital, direção elétrica e central multimídia. Seu motor 1.6 é o mesmo de Kicks e Versa, e se vai bem neles, imagine nesse pequeno e leve hatch.
Volkswagen Gol 2019
Sim, o Gol teve versões com câmbio automático de verdade em seus últimos anos. E o conjunto era dos melhores, já que o motor escolhido foi da família EA211, o 1.6 16v, com câmbio de seis marchas, mesmo conjunto que também equipou Polo e Golf.
A Tabela Fipe do modelo 2019 é R$ 58.000, mas pode ficar um pouco acima disso se vier recheado de opcionais, como a central multimídia. De série, vinha com o mínimo esperado, como ar-condicionado e direção hidráulica.
Toyota Etios XS 2018
Por fim, o último e mais barato da lista é o Toyota Etios, outro que também saiu de linha. Esse é um dos que mais me pedem, devido à boa fama que a marca tem no mercado de usados. Ter um Etios é quase garantia de não ter dores de cabeça nas manutenções.
A versão XS vinha equipada com motor 1.5 16v e câmbio automático de apenas quatro marchas. Apesar disso, a robustez dessa transmissão e a suavidade nas trocas permite que os donos nem liguem para esse número de marchas.
A Tabela Fipe para o modelo 2018 é de R$ 57.000 e tem como destaque o controlador de velocidade, algo raro no segmento, além de ar-condicionado, direção elétrica e rádio com bluetooth.
Você tem interesse em saber mais? Clique no botão abaixo e solicite o atendimento de um especialista do Consórcio Comauto.
Leia também: “As 5 motocicletas mais vendidas no ano de 2022“