Há quem sempre sonhou em ter uma moto e sair por aí desbravando o mundo e desfrutando da sensação de liberdade que as duas rodas podem oferecer.

Também tem aqueles que, com o tempo, e as experiências da vida, se deram conta das facilidades e das vantagens de possuir uma motocicleta.

Seja qual for o seu motivo para comprar uma moto, existem algumas coisas que você precisa saber antes de fechar negócio e subir na sua motocicleta, principalmente se está comprando a sua primeira moto.

Confira abaixo algumas dicas para escolher o melhor modelo para você!

O que preciso saber antes de comprar uma moto?

Além de belos designs e acabamentos, as motocicletas oferecem uma sensação de liberdade e contato com a natureza que são únicas. Aqui no Brasil, elas têm um lugar garantido no coração do brasileiro e com a situação financeira atual, as vendas de moto cresceram bastante no último ano.   

Somente no primeiro semestre de 2021, houve um aumento de 47,70% nas compras de motos no país, segundo a Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores).

Os modelos mais vendidos são da Honda e da sua eterna rival Yamaha. As duas marcas são japonesas e oferecem tecnologia de ponta entre outros benefícios. 

Apesar de gastarem bem menos que um carro, as motos também precisam de manutenção, que costumam ser bem mais em conta do que dos veículos de quatro rodas. Outro ponto interessante é que as motocicletas poluem bem menos do que um carro. 

Para quem está pensando em adquirir uma moto para economizar nos gastos com um veículo ou para usar para trabalhar, os modelos da Yamaha e da Honda são perfeitos, contudo, algumas diferenças entre as marcas podem indicar qual o modelo mais adequado para as suas necessidades. 

Antes de escolher o modelo…

Antes de chegar na loja e escolher o modelo da sua motocicleta, existem algumas dicas para realizar a melhor compra.

A primeira coisa é ter bem claro na mente para qual finalidade sua moto será usada. É para lazer, como nos passeios de final de semana? Ou a intenção é adquirir uma moto para trabalhar ou até fazer aquela renda extra? 

Também é importante ter em mente o quanto se pode gastar com a manutenção e de quanto em quanto tempo essas manutenções rolam. Calcular os gastos com combustível pode ser uma ótima pedida para não ter surpresas no futuro.  

Por último, se for a sua primeira moto, tente começar por modelos menores. Motos são algo que precisam de experiência. Então pode ser melhor começar por um modelo que exija menos do piloto.  

Prós e contra de cada marca

Abaixo listamos alguns pontos das duas marcas que podem te ajudar a escolher o seu modelo: 

moto yamaha

Yamaha 

  • No quesito design, a Yamaha entrega um produto menos trabalhado e mais mecânico.  
  • Maior durabilidade e tecnologia das peças.
  • O fabricante investe mais em tecnologia e inovação. 
  •  Tem um dos melhores valores de compra de mercado.
moto honda

Honda

  • Tem o melhor design, algo mais moderno e bem desenvolvido. 
  • Disponibiliza uma enorme variedade de modelos. 
  • Menor custo de peças. 
  • Excelente custo benefício na assistência técnica, além de ter a maior revenda do país. 
  • O mercado paralelo de venda de peças faz com que os modelos da Honda sejam muito visados por ladrões.

Agora que você já conhece melhor as vantagens de cada marca, que tal fazer o seu Consórcio Comauto para finalmente realizar o sonho de ter a sua moto?

Entre em contato com um de nossos consultores e venha conhecer todas as vantagens do Consórcio Comauto!  

Leia também: “Alta dos combustíveis e o consórcio de motos: o que isso tem a ver?”