As mudanças climáticas, as preocupações com o consumo de combustíveis fósseis, as alterações no ecossistema provocadas pelas ações humanas, e as descobertas de novas tecnologias tem feito com que a indústria automotiva avançasse na produção de veículos elétricos.

Nos últimos anos, diversos fabricantes de carros apresentaram seus modelos elétricos e seguem investindo cada vez mais no segmento. 

Estamos vendo uma verdadeira revolução no que diz respeito a carros elétricos. Os modelos estão cada vez mais potentes e repletos de inovações dignas dos filmes futuristas de Hollywood.

Um exemplo dessa nova onda de lançamentos de carros elétricos é o modelo conceito Vision EQXX, apresentado pela Mercedes-Benz no último dia 3 de janeiro. 

O carro trata-se do conceito que a marca pretende aplicar em todos os seus modelos no futuro. Com essa nova geração de veículos, a MB pretende transformar o mercado dos veículos elétricos, oferecendo um produto de luxo, sem perder a autonomia e sendo 100% ecológico.

Abaixo, nos da Comauto, te contamos tudo o que já sabemos do Vision EQXX:   

Visual futurista É uma das marcas do Vision EQXX Divulgação/Mercedes-Benz

Vision EQXX, o conceito de elétrico da Mercedes-Benz

O Vision EQXX foi apresentado logo no começo do ano em uma transmissão online diretamente da sede da empresa em Stuttgart, na Alemanha. É um modelo conceito, ou seja, não necessariamente quer dizer que o carro será lançado do jeito que foi apresentado nesta prévia, mas que, a tecnologia que foi pensada para este veículo será usada no modelo que for para as lojas e nos próximos que virão.

Sim, a marca tem como objetivo eletrificar toda a sua frota, colocando no mercado uma versão elétrica de cada um de seus modelos até 2025, para em 2030 ter uma linha toda elétrica.

Para isso, a Mercedes-Benz vem investindo pesado no setor, cerca de 40 bilhões de euros. E o Vision EQXX é um dos resultados desse investimento.

O veículo foi desenvolvido ao longo de 18 meses através de um motor gráfico de videogames para ser o mais eficiente possível. Os engenheiros da montadora ainda contaram com a ajuda da divisão de Fórmula 1 da Mercedes, que sugeriu alterações na bateria para ter menos peso e tamanho. 

A ausência de couro animal no interior do veículo seria uma sugestão do piloto Lewis Hamilton que teria pedido ao CEO da marca, Ola Källenius que não utilizasse nada de origem animal nos carros. Contudo, o conceito do Vision EQXX segue se enquadrando no segmento de luxo.  

O interior do Vision EQXX é altamente tecnológico, com uma tela de mais de 47 polegadas em todo o painel

Elétrico, mas sem perder a autonomia 

O Vision EQXX possui um motor elétrico 204CV sobre o eixo traseiro, podendo atingir a velocidade máxima de 140 Km/h. Esse motor promete uma autonomia de 1.000 km com uma carga completa, ou seja, seria possível viajar de São Paulo a Goiânia com apenas uma única recarga. 

Para resolver o problema das grandes baterias, a divisão de Fórmula 1 da Mercedes sugeriu que a mesma fosse redesenhada. O resultado final foi uma bateria de 144Kw/h, que segundo a montadora, fará com que o carro consuma 10Kw/h a cada 10Km. 

O modelo ainda conta com truques aerodinâmicos, como seu formato de “gota” em movimento e os vincos da carroceria, proporcionaram o coeficiente de arrasto de apenas 0,18. 

Design único 

A prévia apresentada pela Mercedes é de um modelo esportivo com traços futuristas e muito bem elaborados. No interior, o modelo conta com design minimalista e uma tela de 47,5 polegadas com resolução de 8K que se estende por todo o painel do motorista. 

O interior do veículo ainda trará luzes com cromoterapia e uma inteligência artificial ainda mais aperfeiçoada.  

Sustentável, acima de tudo  

Para o interior do veículo, a Mercedes tem planos de utilizar apenas materiais veganos, como o couro feito à base de cogumelos, bambu, cactus e seda vegana. 

Já o teto solar reúne 117 células solares e foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Sistema Energia Solar Fral Rolfer. A instalação tem como princípio compensar o consumo de energia no sistema de alta tensão e aumentar o alcance. Ainda podem adicionar 25 quilômetros de autonomia em viagens de condições normais.        

Apesar do anúncio e da empolgação dos fãs, ainda não se tem uma previsão para o lançamento do modelo ou dos modelos que possam surgir a partir desse projeto.

Também não se tem informações sobre preço ou por onde os veículos começaram a ser vendidos. Por enquanto, só o que se tem é a empolgação com o que está por vir e o sonho de dirigir um carro do futuro.

Leia também: “Consórcio Linha Premium: Agora é a hora pra investir nos seus sonhos”