Uma das perguntas mais frequentes sobre as formas de aquisição de máquinas e implementos agrícolas é se o consórcio vale a pena, já que esse modelo de compra vem crescendo e se popularizando muito.

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), em um estudo realizado em maio de 2022, o número de consorciados aumentou em 326,5% desde 2018.

Para te ajudar a tirar as dúvidas sobre o assunto, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre o consórcio para implementos agrícolas. Confira as dicas e veja se ele realmente vale a pena para você!

O que é consórcio?

Para decidir se vale a pena fazer consórcio, é importante primeiro entender o que é esse tipo de investimento e conhecer suas principais características.

O consórcio é uma modalidade de crédito em que uma das maiores vantagens é não ter juros. Para que ele funcione, é preciso que um grupo de pessoas interessadas em adquirir o mesmo tipo de bem se associem.

Tal grupo passa a ser gerido por uma empresa administradora, responsável por toda a parte burocrática do negócio.

Veja quais são:

  • Emitir boletos;
  • Direcionar o dinheiro pago para um investimento rentável;
  • Fazer correções monetárias para que o consórcio não perca valor de compra;
  • Promover sorteios;
  • Administrar os lances;
  • Emitir as cartas de crédito etc.

Em função disso, o custo para o consorciado é a taxa administrativa, que costuma ser o único valor cobrado e ainda é bem inferior aos juros bancários. Quem opta por participar do grupo recebe uma cota e, por isso, é chamado de cotista. Essa pessoa tem o compromisso de pagar o valor integral do bem, em parcelas administradas via contrato.

Assim, durante o tempo de vigência do consórcio, a cada mês um participante é contemplado por sorteio, recebendo uma carta de crédito para adquirir o bem e continuar pagando as mensalidades até o fim do período.

A contemplação também pode ser antecipada quando o cotista dá lances fixos (percentual definido pela administradora) ou livres, nos quais o maior lance recebe a carta. Ao final da vigência do grupo, todos os participantes já terão sido contemplados, finalizando o acordo.

A única ressalva do consórcio é o tempo: esse modelo de investimento se adéqua para aqueles que preferem fazer as coisas de forma planejada, com antecipação, porque não há garantias de recebimento do bem antes do fim do contrato.

Por outro lado, os benefícios compensam muito!

Os principais são:

  • Ausência de juros: você escolhe o valor do crédito que precisa e paga as parcelas sem entradas, nem juros ou cobrança de parcelas intermediárias;
  • Sorteios e lances: são diferentes chances de contemplação todo mês. Você pode usar parte do crédito para dar lances ou usar seus próprios recursos;
  • Segurança: são mais de 8 milhões de consorciados ativos em todo o Brasil, graças à confiabilidade dos consórcios. Além disso, eles são regulamentados e fiscalizados pelo Banco Central, o que dá mais garantia e confiabilidade.

Consórcio vale a pena para implementos agrícolas?

Mas, quando se trata de máquinas e implementos agrícolas, investir em consórcio vale a pena mesmo? A resposta é muito positiva!

Tal consórcio foi criado para facilitar a aquisição desse maquinário e funciona de forma similar aos outros tipos. O processo é muito menos burocrático do que um financiamento bancário e pode ser realizado em nome de empresas e pessoas físicas.

Em casos específicos, o comitê interno do consórcio pode pedir um aval como alienação fiduciária de algum outro bem ou qualquer outra garantia complementar, devido ao alto valor dos implementos agrícolas. Mas, ainda assim, se comparado ao crédito agrícola, o processo é mais simplificado e ágil.

Vantagens

Além das vantagens já citadas para os consórcios em geral, é importante salientar alguns pontos muito fortes dos consórcios para máquinas agrícolas. São eles:

  • Economia: você pode adquirir seu implemento ou máquina agrícola sem pagar nada de entrada ou juros;
  • Ausência de burocracia: diferentemente do crédito rural, você não precisa comprovar renda nem avalista na maioria dos casos. A análise cadastral só ocorre quando da liberação do crédito, depois da contemplação;
  • Mais liberdade: quando você é contemplado e recebe sua carta de crédito, tem total liberdade para escolher a máquina agrícola que deseja.

Como escolher a melhor opção?

Para saber se vale a pena fazer um consórcio de máquinas agrícolas e como escolher a melhor alternativa, a dica é conversar com especialistas das administradoras. Você sabe bem que os implementos agrícolas envolvem investimentos consideráveis e têm importância vital para o sucesso das safras.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão sobre os investimentos a serem feitos na sua propriedade, procure uma empresa da sua confiança e ouça os conselhos de quem tem muita experiência no assunto.

O consórcio, em linhas gerais, funciona da mesma forma em todas as empresas. Mas existem variação entre as taxas, valores máximos, prazos e formas de pagamento disponíveis para cada propriedade. Então, não hesite em pesquisar e escolher quem oferece o melhor para sua realidade!

Por que contar com a Jacto?

A Jacto trabalha com dois segmentos de consórcios: para máquinas tratorizadas acopladas ou de arrasto. Os prazos de pagamento podem ser de 12, 18 ou 24 meses. Em alguns casos especiais, chegam a 72 meses.

E, especificamente para as máquinas automotrizes, a exemplo das colhedoras de café, o prazo pode atingir até 102 parcelas, com pagamentos que variam entre mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Ou seja, se você preferir, pode pagar apenas após os reflexos da colheita.

Mensalmente, a Jacto contempla dois participantes de cada grupo: um por sorteio e outro por lance.

Uma outra vantagem é que, devido aos mais de 28 anos de parcerias com produtoras agrícolas, o consórcio Jacto já ultrapassou a marca de 20 mil máquinas vendidas em um único ano.

Como você pode ver, o consórcio vale a pena e é uma das opções financeiramente mais interessantes para adquirir máquinas e implementos agrícolas. As opções da Jacto buscam se alinhar com os interesses dos clientes, atendendo de forma plena às suas maiores necessidades.

Quer saber mais a respeito de máquinas agrícolas? Conheça agora mesmo a Linha de Produtos da Jacto!