Não é segredo que os SUVs cada vez mais têm crescido na preferência dos consumidores, enquanto a demanda por sedãs, especialmente os médios, tem diminuído.

Sedã mais vendido do Brasil em 2022, com 42.887 emplacamentos, o carro da Toyota parece estar alheio a essa tendência e fechou o ano passado à frente de utilitários esportivos como Volkswagen Nivus (39.463), Nissan Kicks (38.983) e Renault Duster (22.690).

Por margem mais apertada, o Corolla também venceu a disputa caseira com o Corolla Cross, sua versão SUV, que encerrou 2022 com 42.506 exemplares emplacados.

Em 2021, quando o Cross foi lançado, em março daquele ano, a vitória também foi do sedã, considerando a disputa com o “irmão” mais alto: 41.891 contra 34.249 unidades comercializadas.

Quando falamos apenas de sedãs médios, o reinado do Corolla é ainda mais evidente: o modelo da Toyota encerrou o ano passado com nada menos do que 74,83% de participação de mercado, com vendas muito superiores às dos seus poucos rivais remanescentes.

Ou seja: o lançamento do Corolla Cross foi um gol de placa da Toyota. É fato que parte das vendas do sedã foi “canibalizada” pelo Corolla SUV, mas muito menos do que o esperado por especialistas do setor automotivo.

Na verdade, a maior parte das vendas do Cross hoje vem de clientes ou possíveis compradores de outros utilitários esportivos de porte médio.

Assim, hoje a marca japonesa mantém o sedã relevante e lucrativo e, ao mesmo tempo, agrega mais faturamento com o SUV do Corolla.

Hoje, após o lançamento do Corolla Cross, a Toyota encerrou 2022 como a quinta montadora em vendas de automóveis, logo atrás da Hyundai, e tem o maior tíquete médio da indústria automotiva nacional”

Cassio Pagliarini, sócio da consultoria Bright Consulting

Por que o Corolla faz tanto sucesso?

Para responder a essa pergunta, UOL Carros conversou com Cassio Pagliarini, ex-executivo de marcas como Renault, Ford e Hyundai e hoje sócio da consultoria Bright Consulting. Ele aponta as principais razões.

Falta de concorrentes

Corolla ano 2017
Imagem: Destaque
  • Considerando os sedãs médios, reina quase solitário;
  • Seu principal concorrente, o Honda Civic saiu de linha no ano passado e vai retornar importado e, provavelmente, mais caro;
  • Outros rivais, literalmente, desistiram da disputa;
  • A Volkswagen deixou de oferecer versões 1.4 turbo do Jetta, hoje vendido apenas na versão de topo GLI, com propulsor 2.0 turbinado;
  • O sedã médio da VW teve apenas 548 emplacamentos em 2022;
  • A Nissan deixou de importar o Sentra do México, que volta em 2023 com nova geração;
  • O Chevrolet Cruze Sedan, segundo colocado da categoria, fechou o ano bem atrás do Corolla, somando 8.517 unidades comercializadas;
  • Além disso, o sedã da General Motors já se encaminha para a aposentadoria e não traz atualizações relevantes há alguns anos.

Vantagens do Corolla frente ao Corolla Cross

Corolla Cross 2021
Imagem: Destaque
  • Pagliarini destaca que os sedãs médios e compactos ainda têm clientes fiéis;
  • Dentro da Toyota, muitos ainda preferem o Corolla sedã;
  • Essa preferência vai além de fatores como estilo e dirigibilidade;
  • As versões de três volumes do Corolla têm vantagens objetivas;
  • O sedã tem porta-malas maior: 470 contra 440 litros do Corolla Cross;
  • Além disso, o modelo na versão sedã traz suspensão traseira independente, contra eixo de torção no Cross;
  • O sedã tem freio de estacionamento mecânico, por alavanca, o que realmente deixa a desejar;
  • Só que no Corolla SUV o item é pior, acionado por meio de um pedal;
  • O sedã também traz acabamento interno mais caprichado;
  • Para completar, as versões com carroceria de três volumes são um pouco mais leves e andam um pouco mais, já que compartilham motor e transmissão.

Corolla vai mudar em 2023

Corolla 2023
Imagem: Destaque
  • O modelo é tão importante para a Toyota no Brasil que receberá neste ano uma série de atualizações no País;
  • Essas mofificações serão implementadas por meio de investimento de R$ 50 milhões na fábrica de Indaiatuba (SP);
  • Geração atual foi lançada no Brasil em 2019;
  • O Corolla terá mudanças sutis no visual, que devem repetir a atualização aplicada no sedã vendido na Europa;
  • Versão híbrida flex ficará mais potente;
  • Corolla também vai estrear no Brasil em 2023 inédita versão GR, que virá importada e terá mais de 300 cv de potência.

O que acha de falar com um de nossos especialistas para dar entrada naquele Corolla dos sonhos? Seu sonho não é um Corolla, mas tenho certeza que um de nossos consultores pode te ajudar a conquistar. Clique abaixo e não deixe seu sonho escapar de você.

Fonte da matéria: https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2023/01/09/por-que-corolla-reina-entre-sedas-e-vende-mais-que-suvs-ate-dentro-de-casa.htm