A contemplação no consórcio simboliza a realização de um sonho para todos os consorciados, já que finalmente irão receber sua carta de crédito e adquirir o bem ou serviço almejado.

Contudo, quando a euforia diminui um pouco, resta uma dúvida: o que fazer após ser contemplado

Caso você esteja se questionando o mesmo, confira o passo-a-passo que organizamos para ajudá-lo a poupar tempo e conseguir o seu crédito o quanto antes!

Separe a documentação

Ainda que cada modelo de consórcio demande uma série de documentos específicos, alguns são gerais. São eles:

  • Ficha cadastral completa e assinada;
  • Cópia da Carteira de Identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), caso o contemplado for uma empresa;
  • Comprovante de residência atualizado e em nome do contemplado;
  • Comprovante de renda.

Logo, se você foi contemplado, não perca tempo e já separe seus documentos, evitando assim possíveis problemas na hora de apresentá-los!

A análise do Consórcio Comauto é feita em até 5 dias úteis, uma das mais rápidas do Brasil.

Comprove sua renda

A comprovação da renda varia de acordo com a sua atividade. Logo, se você for…

  • Trabalhador vinculado formalmente à CLT: é necessário apenas apresentar a carteira de trabalho ou o contracheque dos últimos três meses;
  • Autônomo ou profissional liberal: é solicitada a declaração do Imposto de Renda ou uma cópia do DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos);
  • Pensionista ou aposentado: o comprovante do recebimento do benefício é o suficiente para confirmação de renda;
  • Uma organização: deverá apresentar a declaração mais recente do Imposto de Renda.

Dica: lembre-se sempre de separar toda a documentação necessária para comprovar sua renda. Caso enfrente problemas nesse processo, é possível que você seja “descontemplado“.

Escolha e adquira seu bem ou serviço desejado

Nessa etapa, você deve apresentar todas as informações e documentos necessários referentes ao bem ou serviço que deseja adquirir com o crédito. Por exemplo: se for um consórcio de veículo, informe a marca, modelo, ano de fabricação, etc.

Por meio da carta de crédito (adquirida após a realização dos passos anteriores), é possível efetuar a contratação do serviço ou compra do bem, já que esta possuirá a precificação da cota estabelecida previamente em contrato.

Apresente suas garantias

Mesmo que você seja contemplado pouco tempo depois de assinar o contrato, ainda terá que honrar seu compromisso e quitar todas as prestações restantes. 

Para tal, como forma de segurança, a administradora do seu consórcio solicita algumas garantias que funcionarão como um meio para que todos alcancem o objetivo comum. 

Lembrando que o tipo de garantia é estabelecido durante o processo de contratação do consórcio e deve estar sinalizado no contrato. 

“Talvez” você possa precisar do suporte de um avalista, que é alguém que garante o pagamento da dívida caso ela não seja quitada pelo devedor principal. Normalmente isso ocorre em último caso, mas o essencial é demonstrar que você é alguém em quem o consórcio pode confiar quando o assunto é quitação de parcelas!

Gostou do tema acima e deseja conhecer mais sobre consórcio?

Veja os outros artigos que escrevemos e entenda mais sobre o mundo dos consórcios.

Se desejar, clique no botão abaixo e solicite sem compromisso um contato de um dos nossos consultores de negócios!