Muitas pessoas que fazem um consórcio para adquirir um bem ou serviço, esperam ser contemplados rapidamente.

O que muitos não sabem é que não precisam contar exclusivamente com a sorte, ofertar um bom lance no consórcio pode ser a melhor alternativa para conseguir a contemplação.

Mas o que é lance?

Dar um lance é, basicamente, a forma mais rápida de ser contemplado com a carta de crédito sem precisar aguardar pelo sorteio.

Os lances são parecidos com aqueles feitos em leilão, mas é necessário cautela, análises e um bom planejamento para conseguir ofertar um bom lance e conquistar esse importante passo em direção à realização do sonho. 

Ao realizar um consórcio, estudos, planejamento, traçar objetivos e metas passam a ser os melhores aliados para o consorciado.

Cautela é a palavra da vez quando se pensa em ofertar um bom lance, principalmente quando o bem a ser adquirido possui gastos além do valor de compra, como é o caso de carros, motos, caminhões e imóveis.

Custos com documentação, reforma, seguro, entre outros, devem sempre ser levados em consideração para não gastar todo o dinheiro no lance.

Dica de Negócio

Laura Delmasquio é consultora do Consórcio Comauto e explica que qualquer pessoa pode dar um lance, mesmo sem ter o dinheiro: “No Consórcio Comauto as assembleias são realizadas aos sábados, o consorciado faz a oferta e (sendo o vencedor) tem um prazo de cinco dias para disponibilizar o valor”.

Mas, caso o consorciado não consiga disponibilizar o valor prometido no lance, ele perde a contemplação, passando para o 1º suplente, por isso se faz ainda mais presente a atuação de todos os consultores de vendas.

“No consórcio sempre estou vendo estatísticas e o ticket médio de lances para poder orientar melhor o consorciado dentro do seu grupo. Faço estudos e vejo sempre a necessidade do cliente. É claro que, mesmo tendo todos esses recursos, ainda não há 100% de chances de contemplação”, explica Laura sobre a importância da atuação de consultores.

Essas são algumas maneiras de ofertar um bom lance no consórcio, mas como os lances não são abertos como em um leilão, há a possibilidade de ocorrer um empate entre uma ou mais pessoas que ofertarem o mesmo valor, em casos como esse é realizado um desempate, geralmente em forma de sorteio entre esse grupo de pessoas que ofertaram a mesma quantia, dessa forma apenas um deles é contemplado naquele momento. 

“O ideal é sempre falar com seu consultor, para que ele possa estar orientando da melhor forma seu consorciado. Pois sabemos que nosso trabalho atual é planejar as conquistas de nossos clientes.” completa Laura sobre a atuação como consultora.

Qual valor ofertar no lance?

Ofertar um bom lance no consórcio geralmente gira em torno de 20 a 50% da carta de crédito, mas é importante estar atento a todas as peculiaridades do seu grupo e sua realidade e planejamento financeiros, para que consiga usufruir do seu bem sem nenhuma intercorrência.

Bom, agora que você já entendeu um pouco mais sobre os lances, que tal saber das novidades e planos que o Consórcio Comauto têm? Chame hoje mesmo um consultor comercial e encontre um plano que cabe no seu bolso.

Leia também: “Consórcio é Poupança?”