O que é um consórcio?
O Consórcio nada mais é do que um grupo de pessoas que decidem se juntar por conta de um interesse em comum e formam um fundo a partir da contribuição mensal dos membros. Basicamente, é uma forma de autofinanciamento em grupo para que todos consigam alcançar seu objetivo de maneira mais rápida. O dinheiro pode ser usado para viagens, festas, compra de imóveis entre outras coisas, desde que todos os participantes concordem.
Todo mês um ou mais membros do consórcio podem ser contemplados por sorteio ou lance para utilizarem a carta de crédito. A carta nada mais é do que um documento simbólico que possibilita ao cliente que ele faça a compra do bem, mas vale ressaltar que esta estará disponível apenas após a contemplação. Também é obrigatório que quem foi contemplado utilize a carta com o que foi estabelecido previamente, ou seja, se é um consórcio para compra de automóvel, um dos consorciados não pode usar o valor com uma cirurgia plástica, mas pode usar para comprar uma caminhonete ou uma motocicleta, por exemplo. A ideia é que o bem adquirido esteja dentro da modalidade que os membros escolheram antes de iniciar o consórcio.
O tempo que o consórcio vai ficar ativo depende da quantidade de membros que estão nele. A ideia é que ao final, todos os participantes tenham sido contemplados, podendo fazer a compra do bem desejado. É possível que o grupo decida que por mês mais de uma pessoa seja contemplada desde o começo, e em outros momentos se o grupo tiver saldo a administradora pode contemplar mais pessoas por mês do que o previsto no início.
Apenas depois da última contemplação ser paga, o grupo realiza uma assembleia e se extingue, pois seu objetivo já foi alcançado. O dinheiro que cada membro dá mensalmente serve não só para alcançar o valor desejado(Fundo Comum), mas ele também tem que englobar a taxa de administração, o fundo de reserva e, em casos específicos, o seguro de vida.
O que é fundo de Reserva?
O Fundo de Reserva é um colchão de segurança do grupo de consórcio. Normalmente, as administradoras que cuidam do consórcio calculam um valor entre 1% e 5% do dinheiro total para formar esse fundo.
No caso do Consórcio Comauto, os grupos que têm fundo de reserva são de apenas 1%.
Os usos do Fundo de Reserva são determinados pelo artigo 14 da Circular 3432 do Banco Central do Brasil. São eles:
- Pagamento de despesas bancárias que sejam relacionadas aos membros do grupo e que tenham a ver com o propósito do consórcio;
- Cobrir despesas jurídicas que estejam ligadas ao consórcio e seus participantes;
- Cobertura da cota de algum participante caso ele desista ou declare falência;
- Pagamento do prêmio de seguros dos consorciados;
- Contemplação da carta de crédito desde que não comprometa os recursos do Fundo para as situações descritas acima;
A ideia é que eventuais despesas sejam cobertas pelo Fundo de Reserva, assim não comprometendo o dinheiro do objetivo final. Uma vez que o grupo for encerrado, a administradora tem até 60 dias para analisar se há saldo disponível e dividir entre os membros ativos. Ou seja, caso ele não seja utilizado para emergências e cobrir possíveis custos não previstos, o Consórcio Comauto, fará um rateio de devolução do Fundo de Reserva aos consorciados.