Nordeste é a terra do Maracatu, do Bumba Meu Boi, do Frevo, dos Bonecos de Olinda e onde se celebra o famoso carnaval nordestino, caracterizado pela riqueza musical e alegria dos foliões.

Com belas regiões, como Fernando de Noronha no estado de Pernambuco, lugar turístico muito requerido por brasileiros e estrangeiros, Porto Seguro na Bahia onde se encontra Caraíva e a Praia do Espelho.

Além da pequena Trancoso, paraíso nordestino muito requisitado, conhecido além pela beleza de suas praias, como também pelo famoso Quadrado que antes de ser descoberto era apenas o local em que ficava a igreja da região cercada de casinhas de moradores. Nos anos 70, o povoado deixou o anonimato ao ser descoberto por hippies e atualmente é um dos pontos turísticos mais procurados no Brasil. 

Mas o que torna o Nordeste tão atrativo?

Em 2019, foi realizada uma pesquisa pelo Ministério do Turismo que revelou os 10 destinos com maior demanda em viagens nacionais nos meses de junho e julho daquele ano e o Nordeste liderou o ranking, com Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Natal (RN) como destinos mais procurados.

Infelizmente com a pandemia do novo coronavírus e em vista o distanciamento social, o setor de turismo foi um dos mais afetados, estima-se que houve um prejuízo de R$ 290,6 bilhões desde o agravamento da doença, entre março de 2020 até fevereiro deste ano, de acordo com os cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Leia também: 5 melhores destinos para um casal em Lua de Mel

E agora quando vamos volta a viajar?

Com a vacinação, este setor voltará com tudo e o Nordeste é o favorito para a retomada das viagens, com Recife, Salvador e Maceió como destinos nacionais líderes de busca, aponta o metabuscador Kayak.

No Brasil 96.332.312 pessoas já receberam ao menos uma dose da vacina contra o Covid-19 e 38.026.271 já foram totalmente imunizados, na região nordeste, no estado da Bahia 40,48% da população recebeu a primeira dose, em Pernambuco 42,49%  e no Ceará 40,96%, dados do dia 26 de julho deste ano do Mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil do G1. Com este contínuo crescimento na vacinação, a circulação do vírus irá decair, assim, permitindo o turismo a reabrir suas portas. 

Deste modo, finalmente chegará a possibilidade de conhecer ou revisitar nosso incrível Nordeste, rico em cultura tanto em cidades praianas como em grandes centros urbanos como Recife que se espera muitos turistas no pós-pandemia, onde se encontra além da praia de Boa Viagem, há o Recife Antigo que traz atrações como a Capela Dourada, mais bela igreja da cidade, o Paço do Frevo, que homenageia o mais famoso ritmo recifense, e o Museu Cais do Sertão, onde se pode encontrar a história do Rei do baião Luiz Gonzaga.

Salvador também na lista de destinos requisitados, outro centro urbano nordestino, onde se localiza o colorido Pelourinho, bairro histórico, com casarões dos séculos 17 e 18 que abrigam de museus a terreiros de candomblé, além de templos católicos como a famosa igreja de São Francisco, considerada a obra barroca mais rica do país. Com a evolução da vacinação, há a certeza de podermos realizar esses passeios e nos conectar com a história rica da região nordestina. 

Vamos aproveitar e se programar para aquela viagem em família?