O crédito do consórcio é aquele dinheirinho que a gente gosta de se surpreender quando sai, não é mesmo? Mas muita gente que ainda tem um pezinho atrás com a ideia de consórcio e mal sabe como usar esse investimento, ou ainda pior, não tem nem ideia de como o consórcio pode ser uma das melhores formas de investir.
O crédito do consórcio é pago diretamente pra quem o consorciado está comprando, podendo também ser utilizado para custas adicionais tais como seguro, documentação etc. A carta de crédito é o nome dado ao valor do seu consórcio.
Dessa forma, com a carta de crédito, o cliente consegue fazer a contratação do serviço ou comprar o bem que tem interesse.
Continue a leitura para saber mais sobre onde aplicar a sua carta de crédito!
O que é uma carta de crédito no consórcio e como funciona?
A carta de crédito no consórcio é a representação do valor que a pessoa contratante daquele consórcio passa a ter direito quando é contemplado, no sorteio ou lance vencedor em assembleia. É através desse documento que o indivíduo receberá os valores disponíveis para adquirir o bem ou o serviço que deseja.
Para aqueles que ainda não acreditam, o consórcio pode ser um investimento valioso para garantir que você aplique o seu dinheiro sem correr o risco de quando surgir aquela “emergência”, você recorra ao investimento que deveria ter como objetivo outra finalidade. Isso porque é um jeito de garantir que o seu compromisso não se perca no meio do caminho.
O que eu posso comprar com o consórcio?
Com o consórcio, é possível adquirir:
- Automóveis;
- Motos;
- Imóveis;
- Viagens;
- Eventos;
- Serviços Médicos;
- Reformas de Imóveis;
- E muito mais…
Há uma infinidade de produtos e serviços que são possíveis de serem comprados através de um consórcio, tudo depende do seu objetivo e de garantir que a administradora escolhida trabalhe com o tipo de serviço que você deseja obter.
Como transformar a carta de crédito em dinheiro?
Há também a possibilidade de transformar a carta de crédito em dinheiro, ou seja, é possível sacar o lance com parte do crédito. Mas isso depende também do escopo de serviços que a administradora conta. Por isso, é preciso saber se essa é uma forma que a sua administradora trabalha antes de contar com isso.
De forma mais prática, a carta de crédito de consórcio pode ser transformada em dinheiro de algumas maneiras, mas o processo pode variar dependendo das regras e regulamentos da empresa de consórcio com a qual você tem a carta de crédito.
Alguns formatos comuns são:
- Venda da carta de crédito para um terceiro;
- Antecipação do crédito com a financeira;
- Utilizar a carta de crédito para aquisição de bens.
É possível usar a carta de crédito e financiar o restante?
Não! Qualquer bem que o consorciado quiser adquirir é necessário que tenha uma alienação e não há como ter uma alienação do financiamento junto com a do consórcio.
É muito comum consorciados adquirir bens com valor acima do contemplado, pagando a diferença à vista ou mesmo dando outro bem para complementar o valor. Um bom exemplo é ser contemplado com valor de 40 mil reais, comprar um automóvel no valor de 70 mil e dar um outro veículo no valor de 30 mil como forma de pagamento.
Importante ressaltar que a alienação está sujeita a algumas regras e restrições impostas pela administradora do consórcio, que podem variar de acordo com o contrato e as políticas estabelecidas.
Onde fazer um consórcio em Marília?
O Consórcio Comauto foi fundado em 1972 e desde então tem ajudado inúmeras pessoas a realizarem os seus sonhos de forma digna e simplificada com consórcios que contam com a qualidade e a segurança de quem já está há muito tempo no mercado.
O Consórcio Comauto atua principalmente nos setores automotivos, agrícolas e imobiliários.
Quer saber mais?
Entre em contato conosco e dê um passo para ficar mais próximo do seu sonho.