O consórcio é uma prática que cresce cada vez mais no Brasil e no mundo, segundo dados da ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, houve um aumento de mais de 60% no total de participantes nos últimos dois anos, a pesquisa aponta este como um dos segmentos que mais cresce.

Este crescimento se deve a facilidade e flexibilidade que o setor traz, pois é através da utilização de um crédito em que a compra pode ser programada e parcelada de acordo com a necessidade e possibilidade do cliente.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef), Luiz Antônio Trotta Miranda, os consórcios ficaram mais atrativos em 2020 devido a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.

Este meio serve tanto para bens móveis, imóveis e serviços, como por exemplo para trocar de carro, que é uma ótima opção para quem procura veículos de boa procedência e com bom custo-benefício.

Consórcio para trocar de carro
Consórcio de Bens Móveis, Imóveis e Serviços

Vantagem

Sendo assim muito vantajoso devido a não ter grande burocracia e sem cobrança de juros abusiva que bancos e outras instituições exercem e muitas vezes quem precisa de um carro para o trabalho, estudo ou até para um conforto familiar não tem como comprá-lo à vista, dessa forma, a compra parcelada é uma boa alternativa.

Em princípio é necessário realizar uma boa pesquisa para saber exatamente o modelo do veículo para poder ser definido o programa e as parcelas. Deste modo, o consórcio para trocar de carro funciona como o do serviço, primeiramente se escolhe o valor da carta de crédito que deve ser o mesmo do veículo que pretende comprar ao término do prazo de pagamento, assim, se paga um valor mensal por alguns anos.

Pode-se dizer que o consórcio opera de maneira parecida como uma poupança programada no qual um grupo de pessoas que têm interesse em comprar um carro se junta para adquirir o bem, sendo assim, o valor do carro é parcelado entre o número de integrantes do consórcio.

Enquanto o valor das parcelas depende do preço do carro, de quantos indivíduos no grupo e do tempo que vai durar o consórcio. A apreciação e o sorteio ocorrem mensalmente e o sorteado utiliza da carta de crédito para comprar um automóvel novo ou usado, dentro do valor pago e das regras do consórcio.

Então, o consórcio pode servir tanto para a compra do primeiro carro ou também para a troca do veículo, esta decisão depende de vários fatores, por exemplo se comprou um carro zero pode se programar para trocá-lo em três ou quatro anos visto que é importante lembrar da desvalorização que o automóvel sofre, primeiramente quando sai da concessionária, deixando de ser zero e quando ultrapassa a barreira dos três anos, deixando de ser seminovo.

Contemplado no Sorteio

Consórcio e Estatisticas

O consórcio para veículos cresce cada vez mais, segundo dados da ABAC, o setor automobilístico representa 45% do crescente mercado de consórcios no Brasil, essa movimentação impacta diretamente na economia uma vez que também foi constatado que por volta de 30% das vendas de automóveis no país são feitas através dos modelos de consórcio, apresentando como a flexibilidade, facilidade e a segurança que os consórcios representam, atraem cada vez mais os consumidores brasileiros.

Então lembre-se, o consórcio é um excelente maneira de trocar de carro, ou seja, fazer um upgrade programado, sem ter que entrar em financiamento ou mesmo desembolsar o montante à vista.

Se essa forma te interessa, saiba que o Consórcio Comauto possui diversos planos que se encaixam em qualquer orçamento.

Solicite hoje mesmo o contato de um consultor comercial.