Consórcio para cirurgia plástica, é possível?

cirurgia plastica

Procedimentos estéticos estão cada vez mais se popularizando no mundo e se tornando comum nos cenários brasileiros, só em 2018, foram registrados mais de 1 milhão de intervenções estéticas no país, segundo uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Entre os mais procurados, destacam-se a prótese de silicone e a lipoaspiração. 

Tratamentos de altos custos como esses, exigem um planejamento financeiro, entretanto muitas pessoas estão optando por uma alternativa mais fácil, o consórcio de serviços. A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio(ABC) apontou este como um dos segmentos que mais cresce, com um aumento de mais de 60% no total de participantes nos últimos dois anos.

 O aumento contínuo sobre essa alternativa se deve ao fato da flexibilidade no pagamento. Sendo através da utilização de um crédito, a compra pode ser programada e parcelada, possibilitando a escolha das parcelas de acordo com o planejamento mensal específico de cada cliente, não havendo juros. Não somente pela facilidade em seu funcionamento, mas como também pelo cenário econômico atual, esse serviço se torna a melhor opção para muitos. Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef), Luiz Antônio Trotta Miranda, os consórcios ficaram mais atrativos em 2020 devido ao baixo patamar que está a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.

Esse tipo de empréstimo, encontrado agora no mundo estético, favorece e amplia a busca por essas intervenções cirúrgicas. Apesar de já serem procedimentos muito requisitados e que se expandem diariamente, principalmente no Brasil, o qual ultrapassou os Estados Unidos e atualmente é o país que mais realiza cirurgias plásticas no planeta, segundo especialistas. Essa grande procura se liga diretamente ao bem estar psicológico, trazendo impacto positivo e imediato na autoestima. Em 2016, esse fato foi comprovado através de uma pesquisa realizada pela revista científica Clinical Psychological Science sobre efeitos psicológicos em pacientes submetidos a esses serviços. Foram mais de 500 pessoas que apresentaram uma melhora significativa na autoestima.  

A satisfação com sua autoimagem pode trazer um enriquecimento em diversos ramos da vida em geral, sendo essa a maior razão pela qual muitas pessoas desejam esses procedimentos. Com o consórcio de serviço, essa vontade se torna mais acessível, portanto unindo o útil ao agradável.