Tem um filho adolescente? Planeje o primeiro carro 0km com o consórcio

Consórcio de carro 0Km. Entenda como o planejamento pode ajudar na compra de um automóvel

O carro 0km é um sonho comum para muitos jovens que completam 18 anos. Em muitos casos, também é um desejo da família tornar esse sonho realidade, afinal, já passaram por essa idade. Por estarem no início da carreira e ocuparem cargos baixos, jovens precisam de planejamento financeiro para conquistar o primeiro automóvel.

Guardar dinheiro é um desafio crescente, o que acaba dificultando juntar o montante necessário para comprar um veículo direto da concessionária. No entanto, o consórcio pode ser uma solução para adquirir o carro 0km.

No Brasil, o consórcio surgiu na década de 60, justamente com a indústria automobilística. A ideia favoreceu o financiamento para a compra de carros. Nesse caso, pessoas que buscam adquirir um bem, abrem uma poupança em comum e pagam parcelas periódicas. Assim, os participantes têm o direito de utilizar a conta para a finalidade definida dentro de um prazo determinado.

1) Como um consórcio de automóveis pode ajudar na conquista do carro 0km?

Se o planejamento para a compra do carro 0km começar ainda na adolescência dos filhos, as chances de se conseguir um carro próximo ao aniversário de 18 anos são maiores. Além de não pesarem no bolso. Paga-se parceladamente para, no futuro, comprar o veículo à vista.

Além disso, o consórcio é um processo sem a cobrança de juros, uma vantagem para pais e cuidadores, que lidam com outros gastos importantes durante o desenvolvimento dos filhos.

2) Quais os planos (meses) existentes no consórcio de automóveis?

Os planos para adquirir um automóvel podem variar de 36 a 80 meses, mas tudo deve ser acordado entre as partes envolvidas antes da adesão.

O planejamento é fundamental, pois, ao longo do processo, é preciso acompanhar as assembleias ordinárias, nas quais são feitos sorteios periódicos para escolher os contemplados. 

Além disso, também é possível fazer lances para os que tiverem condições de ofertar valores. Trata-se de uma proposição de antecipação de parcelas feita pelo consorciado, se ainda não tiver sido sorteado.

3) Se a opção for por um consórcio de automóveis, qual o valor de cada parcela?

O valor do item a ser adquirido é dividido pela duração do consórcio, estabelecido previamente em contrato. Então, cada integrante deve pagar um valor mensalmente.

O contrato de adesão de um cliente ao consórcio irá conter todas as informações necessárias que estarão vigentes no processo, como as regras, a finalidade do consórcio, o prazo, assim como periodicidade para pagamentos.

4) O cliente tem liberdade de escolher o carro ou precisa ser um carro indicado pelo consórcio?

Não é preciso saber o modelo exato do carro, mas o cliente deve necessariamente usar o dinheiro para comprar um veículo. Antes de fechar o consórcio, é importante ter uma ideia do preço total do carro que se pretende adquirir, já que isso influenciará o valor da carta de crédito.

A carta de crédito é o valor com o qual o cliente será contemplado integralmente. Então, ter uma noção da faixa de preço do automóvel desejado é fundamental para um planejamento mais tranquilo.

Agora que você está mais por dentro dos consórcios de carro, avalie o melhor para você realizar sonho de família.

O Consórcio Comauto ajuda você a planejar seus sonhos!

Comauto – Consórcio

Leia também: “MOTOCICLETA SCOOTER: CONHEÇA O MODELO QUE TEM FEITO A CABEÇA DOS CONSUMIDORES”