Nem todos conseguem guardar parte de seus recebimentos para uma ‘’reserva de emergência’’ ou mesmo para conquistar os seus sonhos, sendo aquela tão sonhada viagem ou trocar o carro.

É necessário muita disciplina, compromisso e foco nos objetivos. E é aqui que entra o consórcio como opção.

Antes de tudo, é importante entender como funciona o consórcio, que na forma que conhecemos com lances e sorteios, é uma invenção brasileira, criada pelo Banco do Brasil em 1960, inicialmente desenvolvido para seus funcionários, onde se reuniam para juntar fundos o suficiente para comprar automóveis para todos. Isso, devido à falta de crédito para a população na época.

Hoje em dia, temos a ABAC – Associação Brasileira de Consórcios. O consórcio é um modo de autofinanciamento, onde o consumidor sendo pessoa física ou jurídica se reúnem para formar uma espécie de poupança conjunta e viabilizar a aquisição de bem móveis, imóveis ou serviços para cada uma delas.

sonhos
Realizando Sonho de Viajar

Toda a administração e contratação desses serviços são feitas através de instituições autorizadas pelo BACEN (Banco Central) e são fiscalizadas pela autoridade monetária.

Quando uma pessoa faz um consócio, os membros do grupo pagam parcelas periódicas para criar um fundo comum para que possa ser possível a compra de bens ou serviços. A empresa estabelece um prazo e números de cotas e assim o valor do item é dividido pela duração do consócio.

De acordo com o prazo preestabelecido em contrato, a administradora responsável pelo consórcio sorteia parte do fundo para alguns participantes comprarem seu item. Nesse caso, participantes podem dar seus lances e, e vencerem, também são contemplados. Bom, agora que sabemos um pouquinho mais sobre como funciona o consórcio, vem a pergunta que não quer calar:

Será que eu posso fazer um consórcio com objetivo de guardar dinheiro?

Uma das vantagens de escolher fazer um consórcio, é o fato de não ter que dar uma entrada como é feito nos financiamentos.

Além de te dar a opção de ter a carta de crédito a sua disposição, assim o consorciado pode resgatar e realizar sua aplicação financeira com baixos riscos, e assim usar o dinheiro para seu objetivo desejado. Outra opção é, após um período o consorciado vender sua cota ou até mesmo utilizar a aquisição como uma forma de renda.

Como posso praticar o autocuidado financeiro?

Mesmo fazendo um consórcio como forma de guardar dinheiro e ter uma renda disponível, muitas pessoas tem dificuldade em ter disciplina com seu dinheiro.

As pesquisas de como ser mais disciplinados financeiramente e conteúdos ensinando as pessoas a guardarem e usarem seu dinheiro com responsabilidade é recorrente na internet.

sonhos
Guardar Dinheiro

‘’Autocuidado’’ parece uma palavra difícil de associar a responsabilidade financeira, uma vez que fomos doutrinados a pensar na palavra e associar a saúde, emocional ou até mesmo a nossa aparência. Mas praticar o autocuidado financeiro é tão importante quanto, pois também é uma forma de cuidar de você mesmo.

O autocuidado financeiro está longe da famigerada frase ‘’vou me dar esse presente porque eu mereço, já que trabalhei muito esse mês’’. É estabelecido com um bem-estar com você e seu dinheiro, sem viver em função dele de forma estressada e ainda assim manter suas contas e gastos de maneira equilibrada.  

Tomar decisões conscientes dos seus gastos é um ótimo começo. Repensar os lugares que você frequenta ou a frequência no qual os frequenta, ou pegar um Uber para lugares onde você poderia ir andando com facilidade, são pequenos exemplos.

Refletir sobre pequenas compras, ponderando entre necessidade e desejo é outra forma de acabar economizando uma considerável fração da sua renda.

Além da opção de se planejar para fazer uma compra à vista no lugar de comprometer o limite de crédito do seu cartão. Dessa maneira, você tem a oportunidade de planejar não só sua compra, mas seus hábitos financeiros. Com o autocuidado financeiro, feito de maneira consciente e correta, conseguimos poupar um valor significativo no fim do mês.

Existe um valor ou percentual ideal parar guardar dinheiro com um ‘’fim especifico’’?

A resposta é sim! Embora cada situação seja única, pois você precisa trabalhar de acordo com sua renda. 

A primeira coisa que deve ser feita, é listar seus gastos fixos, como conta de energia, água, telefone, internet, supermercado, etc. Uma boa dica é imprimir ou listar uma tabela de gastos fixos e manter visível para manter atualizada.

Dessa forma, você vai ter total ciência do valor que sobra no seu rendimento financeiro e, desta forma, investir ou guardar para seu real objetivo. Incluindo fazer pesquisas de administradoras autorizadas para um consórcio, sabendo o quanto você tem para parcelas e lances que caibam no seu orçamento, ou com a venda de cota ou carta de crédito para seu objetivo inicial.

Criar o hábito de uma consciência financeira, faz da sua vida melhor em todos os âmbitos. Dessa forma te possibilitando realizar pequenos e grandes sonhos sem ser prisioneiro do dinheiro, sem estresse e de maneira saudável.

Bom, agora que você já entendeu um pouco mais sobre o consórcio, que tal saber das novidades e planos que o Consórcio Comauto tem? Chame hoje mesmo um consultor comercial e encontre um plano que cabe no seu bolso.

Leia também: “Educação Financeira Infantil”