A perda de cabelo pode abalar a autoestima e a qualidade de vida. Por isso, o implante capilar pode ser uma alternativa para casos que não se resolvem com outros tipos de tratamento.

O implante capilar, também chamada de transplante capilar, é uma técnica cirúrgica muito utilizada para tratar a calvície em homens ou mulheres, e consiste na retirada de fios de cabelo da própria pessoa e recolocação desses fios em áreas sem cabelo.

Esse procedimento pode demorar até 12 horas, é feito sob anestesia local e os resultados podem a começar a ser notados após cerca de 6 meses, que é normalmente o tempo que se leva para notar o crescimento do cabelo.

Quando posso fazer?

O implante capilar pode ser feito em quase todos os casos de calvície, tanto em homens como mulheres com mais de 20 anos. No entanto, é importante ter uma densidade capilar suficiente que permita recolher cabelo de uma região e colocá-los em outra. Quando isso não acontece, a cirurgia pode trazer maus resultados ou o médico pode aconselhar o uso de cabelo artificial, por exemplo.

No caso de pessoas com histórico clínico de pressão alta, arritmia, infarto ou diabetes, por exemplo, apenas é importante ter mais cuidado com a anestesia, sendo importante informar o médico sobre doenças que se tenha.

Como é feito o implante capilar?

A cirurgia de implante capilar geralmente é realizada pelo médico cirurgião dermatológico, sob anestesia local, e em cada sessão poderão ser implantados cerca de 2 mil fios de cabelo, o que demorar entre 8 a 12 horas. De forma geral, o procedimento de implante capilar é feito da seguinte forma:

  1. Retirar uma parte do cabelo do próprio paciente, geralmente da área da nuca;
  2. Separar as unidades de cabelo a serem implantadas, preservando as raízes capilares;
  3. Implantar fio por fio nas áreas sem cabelo.

Em alguns casos, podem ainda ser utilizados cabelos artificiais, principalmente se a pessoa tiver um cabelo pouco denso nas regiões onde seria necessário colher os novos fios de cabelo.

Embora seja um tratamento lento, devido à velocidade de crescimento do cabelo, o resultado final já pode começar a ser observado após cerca de 6 meses, especialmente nos homens.

Leia também: Como fazer um planejamento financeiro doméstico e realizar os sonhos da família?

Implante capitar funciona? Fios podem cair depois?

Quando bem indicado, o implante capilar apresenta excelente resultado.

No couro cabeludo, os cabelos da parte superior da cabeça possuem receptores de hormônio masculino, já os da lateral e da nuca não possuem esse tipo de receptor.

A calvície ocorre devido uma alteração genética nesses receptores, mas como são utilizados como área doadora os folículos da região do lado da cabeça e da nuca, os fios transplantados não irão mais cair.

Contraindicações e riscos

Existem alguns tipos de queda de cabelo que não podem ser tratados com implante capilar porque não surtem resultados.

É o caso da alopecia areata, doença em que o próprio organismo destrói os fios. Há ainda outro grupo de doenças em que há a queda de cabelo devido a reações inflamatórias, como as alopecias cicatriciais.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, o implante capilar possui alguns riscos, como sangramento excessivo, infecções bacterianas ou virais, cicatrizes inestéticas e baixo crescimento capilar após o implante.

Como posso fazer o implante capilar?

Os médicos que estão treinados para fazer o procedimento são cirurgiões plásticos e dermatologistas. O valor da cirurgia de implante capilar depende da complexidade de cada caso e do número de folículos que o paciente precisa, mas pode variar de R$ 15 mil a R$ 22 mil. Entretanto, sabemos que esse é um investimento alto, que você pode fazer por meio de um consórcio, dinheiro na mão sem dor de cabeça. O que vale a pena quando o espelho para de se tornar um problema. 

SAIBA MAIS SOBRE OS CONSÓRCIOS AUTOMOTIVOS