Confira de que forma a alta dos combustíveis tem impactado no consórcio de motos e o que você precisa saber se pensa em apostar nesse negócio!
Alta dos combustíveis e o impacto no dia a dia do brasileiro
Segundo informações do IBGE, com base em estudos do IPCA, o índice Nacional de Preços ao Consumidor, o valor pago pelo consumidor brasileiro por combustível foi de 27,51%, no acumulado de janeiro a julho, sobre a gasolina, enquanto que o diesel subiu 25,78%.
Com preços beirando os R$ 7,00, donos de automóveis e usuários de transportes públicos, que podem sentir o impacto nas passagens, não são os únicos a serem atingidos, os combustíveis estão relacionados ao preço de todas as mercadorias.
Portanto, a alta dos combustíveis é, além de tudo, um fator que impulsiona o aumento no preço de alimentos, gerado pela inflação e, em um momento como esses, o impacto na saúde pode ser mais um fator de insegurança para o brasileiro.
O que faz o combustível ser caro?
Desenrolando um pouco o nó que é compreender o que influencia a alta dos combustíveis, temos os seguintes fatores para composição do preço dessa commodity: imposto estadual (ICMS), impostos federais, preço dos biocombustíveis, custo de distribuição e revenda e o ‘preço de realização’ da Petrobras, que nada mais é do que o valor cujas refinarias da Petrobras vendem seus barris às distribuidoras.
Esse valor toma como base políticas adotadas em 2016 pela Petrobras, conhecido como ‘Petróleo Brent’, em que os preços de barris vendidos no Brasil são iguais aos do mercado internacional.
Ao adotar políticas que se equiparam aos preços internacionais, contamos com um fator adicional: o dólar. Tratado por alguns como um dos produtos mais difíceis de ser previsto, é a percepção dessa moeda que vai ditar o valor dos combustíveis também. Ou seja, a alta dos combustíveis, além de fatores setoriais e climáticos, dependem do cenário político, social e de relações internacionais que o Brasil possui.
Com a desvalorização do real, questões ambientais fragilizadas, problemas nas relações com países parceiros e outros conflitos, a alta dos combustíveis se mostra como mais uma consequência de todo esse composto.
Consórcio de motos: uma alternativa econômica diante da alta dos combustíveis?
Historicamente, a alta dos combustíveis no Brasil se mostra como um caminho promissor na venda de motos. No ano de 2016, por exemplo, a alta dos combustíveis representou um aumento de quase 10% no setor. Hoje, concessionárias de algumas regiões do país relatam um aumento de quase 20% na saída de motos, em um momento em que o valor da gasolina beira os R$ 7,00.
Com a pandemia e a alta demanda de profissionais de entrega, a venda de motos para fins de trabalho também teve forte impulsionamento. Mais atrativa que carros, por exemplo, as motos se mostram como uma alternativa bastante econômica diante da alta dos combustíveis, isso porque os tanques de motos são menores e, portanto, gastam menos combustível e ainda assim são capazes de realizar longas viagens de forma ágil, além de possuírem baixo custo de manutenção.
Reconhecemos que falar sobre compras em um momento delicado da economia brasileira parece quase contraditório, não fosse pelas vantajosas possibilidades que consórcios nos oferecem. Para quem deseja investir em um bem nesse momento, o consórcio de motos pode ser o caminho correto, uma vez que essa modalidade de compra permite planejamento de acordo com o que o seu bolso é capaz de garantir, de forma segura e eficaz.
Como acontece um consórcio de motos?
Como qualquer outro consórcio, o interessado nesse tipo de bem procura uma administradora de consórcios confiável e associa-se ao grupo de interessados. Cada membro poderá ser contemplado das seguintes formas:
- Sorteio em assembleias mensais (há grupos de assembleias semanais);
- Efetivação de lances com posterior sorteio em assembleia programada.
Após ser contemplado por lance ou sorteio, a administradora fica encarregada de repassar a carta de crédito e, então, você terá direito a comparecer em uma concessionária ou loja de preferência e escolher a sua moto preferida dentre os diversos tipos e modelos de motos existentes.
Tem interesse em saber mais sobre o consórcio de motos? Um especialista do Consórcio Comauto pode tirar suas dúvidas e apresentar algumas opções.